Nexans lança a ULTRACKER, sua nova oferta global: o impulsionador da cadeia de suprimentos

10 de fev. de 2022

• A oferta ULTACKER é um conjunto de soluções que garantem a continuidade da cadeia de suprimentos com base na  Internet das coisas (IoT), inteligência artificial aprimorada (IA) e serviços em nuvem.

• A ULTRACKER melhora o Capital de Giro Operacional (OWC) e amplia a experiência do cliente.

• A ULTRACKER aumenta a agilidade da cadeia de suprimentos, aumentando o desempenho da entrega e atende às necessidades dos clientes, rastreando entregas e reduzindo os custos de transporte.

• A tecnologia foi desenvolvida pela Fábrica Digital da Nexans e é alimentada pelos serviços de nuvem Microsoft

Paris, 10 de fevereiro de 2022 – A Nexans amplia sua inovação e anuncia o lançamento da Nexans ULTRACKER, um conjunto de soluções inovadoras da cadeia de suprimentos que agilizam os processos de gerenciamento de pedidos, entregas e inventários. O Grupo está oferecendo uma oferta única para enfrentar os desafios da cadeia de suprimentos de seus clientes. A IA avançada e software baseado em nuvem foram desenvolvidos em conjunto com o Microsoft Azure, o que permitirá o monitoramento contínuo em toda a cadeia de suprimentos.

Nexans ULTRACKER é composta por quatro soluções digitais principais.  Esta oferta global contém tecnologias líderes do setor, incluindo software que permite que os clientes acessem atualizações ao vivo sobre seu status de entrega de cabos, geolocalização de bobinas e alarmes antirroubo. Graças a esta solução única, os clientes têm informações em tempo real sobre seus produtos.

• ULTRACKER VENDOR-MANAGED INVENTORY (VMI) aumenta a eficiência da cadeia de suprimentos dos clientes, sincronizando a demanda com a disponibilidade do produto, evitando tanto a interrupção da oferta quanto o excesso de estoques. Graças a esse processo de orquestração, dados da cadeia de suprimentos, como previsão de consumo, estoque e reserva de pedidos são trocados por meio de uma plataforma de software dedicada que atua como uma interface entre os sistemas de informação de seus clientes. O sistema aciona automaticamente a oferta e reposição para atender à demanda do cliente.

• ULTRACKER SMART INVENTORY MANAGEMENT (SIM) rastreia o histórico de movimentações de ações para ajudar os clientes a monitorar e gerenciar estoques de cabos em tempo real e dispara um alerta para reduzir o risco de escassez de produtos ou sobreabastecimento. Esse sistema de inventário automatizado aumenta o desempenho e a velocidade e ajuda a reduzir custos, diminuindo o impacto ambiental e o capital de giro necessário pelos clientes.
  • ULTRACKER TRACK'N TRACE é um serviço digital desenvolvido com o parceiro de tecnologia da Nexans, Shippeo, líder global em visibilidade da cadeia de suprimentos que usa automação e inteligência artificial para fornecer soluções líderes do setor na cadeia de suprimentos. Em colaboração com a Shippeo, a Nexans fornece rastreamento de ativos em tempo real em todo o mundo, gerenciamento de incidentes e previsões precisas de tempo de chegada e atualizações de entrega.

• O ULTRACKER DRUMS usa tecnologias de edge-computing para permitir a geolocalização em tempo real de carreteisde cabo graças a dispositivos GPS multi-sensores incorporados dentro das bobinas. A Nexans foi pioneira nessa tecnologia e oferece vantagens únicas aos seus clientes, como acompanhamento de embarques, detecção de roubo, monitoramento remoto de projetos de instalação, gerenciamento de comprimento residual e um processo simplificado de coleta de bobinas. Isso resulta em redução de roubo e perda de cabos das bobinas em 90%, melhorando a taxa de uso de bobinas em 25%, bem como uma redução global de desperdício. A Nexans recentemente fez uma parceria com a Orange Business Services, uma provedora mundial de conectividade de Internet das Coisas (IoT), para apoiar a ampliação desse serviço em todo o mundo.

A Nexans construiu relacionamentos duradouros com seus parceiros e continua avançando suas inovações centradas no cliente e, em última instância, a satisfação do cliente. A ULTRACKER da Nexans permite que os clientes fiquem atualizados com as mais recentes demandas da cadeia de suprimentos e do setor, mantendo os custos de transporte baixos.  A Nexans continuará refinando sua oferta mundial de soluções combinando as funções ULTRACKER TRACK'N TRACE e ULTRACKER DRUMS em uma única plataforma, permitindo que os clientes acessem recursos a partir de um ponto de entrada único.

Como exemplo, a Enedis, operadora do sistema de distribuição de eletricidade da França, identificou a gestão de sua frota de bobinas como um grande desafio.  Algumas bobinas são perdidas a cada ano com um tempo médio de imobilização de 270 dias para cada tipo de cabo. Usando a solução ULTRACKER da Nexans, a Enedis pôde otimizar cada etapa do ciclo de vida do rolo, desde a data de entrega até o dia em que o carretel estiver vazio. Em média, a Enedis estima que a economia anual potencial  de aluguel seja de € 1,6 milhão.

Jérôme Fournier, vice-presidente corporativo da Nexans, Inovação, Serviços & Crescimento, disse: "O software avançado da ULTRACKER da Nexans otimizará nossas capacidades de cadeia de suprimentos, fornecendo aos clientes entregas de cabos suaves e transparentes. Isso não só ajuda a deixar a mente dos clientes à vontade, como também é outro exemplo de nossa tecnologia de ponta e compromisso contínuo com a P&D."

Olivier Pinto, diretor de inovação da Nexans Grid e Digital, acrescentou: "Também sinaliza um passo importante para acelerar o foco contínuo da Nexans na inovação centrada no cliente usando inteligência artificial. As soluções ULTRACKER da Nexans nos permitem permanecer à frente da curva, ao mesmo tempo em que reduzimos o impacto no meio ambiente por meio da redução automatizada de resíduos de estoque."

Elyette
RouxChief Sales, Marketing & Communications Officer
elyette.roux@nexans.com

Minaa El BazMedia Communications Manager