Marcas certificadas reduzem acidentes por sobrecarga elétrica

15 de mar. de 2024

Cabos da Nexans Brasil seguem normas do Inmetro, e possuem o Selo Qualifio e a certificação global ISO

O uso de cabos de marcas certificadas é essencial para garantir a segurança das instalações elétricas. Um levantamento inédito da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostra que o número de incêndios causados por sobrecarga elétrica cresceu 61%, entre 2018 e o ano passado. Metade dos acidentes ocorreram dentro de casa. E a grande maioria,62,7%, começou nas instalações elétricas internas.

No Brasil, a fabricação de cabos e fios precisa seguir normas definidas na legislação, e a fiscalização é realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Este mês, o Inmetro coletou amostras de fios, cabos e cordões elétricos em lojas, de cinco estados, que vendem material de construção, para avaliação da qualidade dos produtos produzidos e vendidos no país. No total, 32 marcas foram analisadas: 14 amostras (43%) tiveram alguma irregularidade nos testes e estão fora dos critérios de segurança, previstos na legislação brasileira.

Os cabos da Nexans Brasil, além de seguirem as normas estabelecidas pelo Inmetro, contam com o Selo Qualifio, da Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos, e com as certificações ISO 9001 - Gestão de Qualidade; ISO 14001 - Gestão Ambiental; ISO 45001 - Saúde e Segurança Ocupacional. O Certificado ISO é um selo de qualidade, globalmente reconhecido, que atesta o compromisso de uma organização com padrões internacionais de excelência em qualidade, segurança e eficiência.

Entre em contato conosco

Tópicos sobre os quais você deseja obter mais informações

Campos obrigatórios*

Por favor, verifique sua entrada e tente novamente

Um endereço de e-mail deve conter um único @

Protetor de dados pessoais

Você tem o direito de se opor ao processamento de seus dados pessoais e/ou seu uso para marketing direto ou fins comerciais

Obrigado!

Obrigado por entrar em contato conosco. Retornaremos em breve.

Erro

Aconteceu um erro. Por favor, tente novamente mais tarde