Construir pessoas que constroem negócios

Gestão, desenvolvimento e responsabilidade em todos os níveis

Para alcançar a excelência operacional e desenvolver produtos e serviços que se destaquem nos mercados em globalização, o Grupo mantém sua política de atração, retenção e desenvolvimento de talentos. A Nexans estabeleceu uma série de iniciativas para receber seus novos funcionários e trabalha continuamente para fornecer um ambiente e oportunidades de desenvolvimento que permitirão que seus funcionários cresçam profissionalmente e aprimorem suas habilidades.


O Grupo concebeu e continua a expandir uma gama de programas de formação (desenvolvimento profissional, técnico, gerencial, pessoal) para apoiar os seus colaboradores e fomentar a motivação e o dinamismo individual. A migração de seus programas de treinamento para o formato digital continua sendo uma prioridade constante para garantir a igualdade de acesso a todos os funcionários.


Além disso, novas experiências de desenvolvimento são perseguidas de forma persistente, como projetos especiais em grupos multiculturais, oportunidades de troca temporária de empregos ou mobilidade para novas funções de trabalho e/ou localizações geográficas. O Grupo aposta no desenvolvimento desta mobilidade para orientar os seus colaboradores para uma maior agilidade e abertura de espírito. 

Atrair e desenvolver talentos

O Grupo pretende desenvolver os seus recursos internos a longo prazo e obter as novas competências necessárias à concretização dos seus planos estratégicos.

Por meio de uma ampla gama de iniciativas, o Grupo acolhe novos funcionários e trabalha continuamente para fornecer o tipo de ambiente e oportunidades de desenvolvimento que permitem aos funcionários crescer profissionalmente e aprimorar suas habilidades, tais como:

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Desenvolver talento gerencial

Há vários anos, o Grupo implementou um processo de avaliação de talentos (SPID) aplicável a todos os níveis da organização. Este processo é usado para identificar funcionários com capacidade e impulso para avançar pelos diferentes níveis da organização ou obter conhecimentos específicos, e para prepará-los para realizar todo o seu potencial. Nessa época, o Grupo também introduziu um módulo de gestão de talentos em seu pacote de software de RH (My Click Talent) para auxiliar os Recursos Humanos e gerentes no apoio ao desenvolvimento profissional dos funcionários. Por exemplo, um processo de planejamento de sucessão estruturado para os cargos-chave do Grupo envolve os gerentes no desenvolvimento da carreira de seus funcionários e, ao mesmo tempo, aumenta sua conscientização para o planejamento de habilidades de longo prazo ou a diversidade de gênero e cultural (nacionalidade) de suas equipes.

Para apoiar seus objetivos (80% dos gerentes de topo foram promovidos internamente), o Grupo conduz um programa intensivo de liderança desde 2009, liderando em uma Nexans Global. Duas versões do programa foram desenvolvidas para:

  • Boas-vindas aos mais jovens futuros gerentes (LGN 2.0);
  • Incluir experiência fora das fronteiras da Nexans (expedições de aprendizagem);
  • Trabalhar com base em projetos para permitir que os gerentes cocriem iniciativas que podem ser duplicadas dentro do Grupo (Employer Brand, Manage Me Up, etc.);
  • Aumente a diversidade (em termos de gênero, nacionalidade, formação) dos futuros gerentes.

Desenvolvimento de habilidades e carreiras

diversidade de experiências profissionais também é um fator-chave na gestão dos funcionários do Grupo. Para aprimorar essa forma de diversidade, os gestores e seus colaboradores compartilham várias ferramentas, incluindo planos de desenvolvimento individual (PDI), avaliações anuais de desempenho e carreira e publicação sistemática de vagas. A meta do Grupo é que 100% dos gestores tenham um plano de desenvolvimento individual até 2022 (77% em 2019).

Recursos extensos estão disponíveis para os funcionários para orientá-los na criação desses planos. Os colaboradores são responsáveis ​​por redigir seus próprios objetivos de desenvolvimento e revisar, com seu gerente de linha e representante de Recursos Humanos, as soluções mais adequadas para aprendizagem no local de trabalho, mentoring, coaching e treinamento presencial ou virtual. O Grupo coloca ênfase especial em:

  • Capacidade de gestão de pessoaspara criar uma base sólida de fundamentos de gestão de pessoas como parte integrante de sua política de melhoria contínua. Gestão de pessoas de qualidade, rotinas eficientes e feedback de desempenho fornecem formas poderosas de garantir excelência operacional a longo prazo.
  • Habilidade técnica e excelência: todas as funções importantes do Grupo são responsáveis ​​por manter atualizados os conhecimentos profissionais de seus funcionários. Além das iniciativas locais, existem programas para todo o Grupo coordenados por academias (grupo de especialistas encarregados de definir a formação básica, a experiência e as habilidades necessárias para compreender plenamente um determinado campo). Cada função também se dedica ao desenvolvimento de uma abordagem digital para implementar seus padrões de forma eficaz
  • Mobilidade internacional: com atuação em 34 países, a Nexans promove a mobilidade internacional para o desenvolvimento profissional de seus gestores. Esta política também fornece um meio de reter talentos, transferir experiência, transmitir os valores corporativos do Grupo em todo o mundo e trazer aos nossos clientes internacionais representantes do Grupo com uma perspectiva global. No final de 2019, 68 funcionários estavam em missões de mobilidade internacional(com duração de mais de um ano). Estão todas abrangidas por quatro políticas formais que garantem a igualdade de tratamento a todos os envolvidos no programa de mobilidade internacional, a par de uma proteção social e fiscal adaptada à sua realidade.
30 h

TREINAMENTO POR FUNCIONÁRIO TREINADO

68%

DOS FUNCIONÁRIOS SEGUIRAM UM CURSO DE TREINAMENTO

Treinamento e compensação

O treinamento é uma questão fundamental para a Nexans e seus funcionários, e é um fator importante, além dos mencionados acima, em sua abordagem de desenvolvimento de competências. A política de melhoria contínua do Grupo reforça esta opção de proporcionar aos colaboradores meios para se adaptarem ao seu negócio, expandir e desenvolver os seus conhecimentos, recompensar a sua curiosidade e potenciar a sua empregabilidade.

Vários programas de treinamento locais e globais são conduzidos simultaneamente para dar conta da diversidade das unidades do Grupo. Para programas globais, a Nexans University também oferece suporte a seu pessoal durante programas de transformação de negócios, promove a gestão do conhecimento e ajuda a disseminar as melhores práticas.


A Nexans University apoia a equipe operacional na concepção de programas de treinamento em todas as áreas e para todos os níveis, incluindo treinamento baseado em habilidades para operadores nos negócios centrais do Grupo (extrusão, metalurgia, etc.), bem como treinamento em serviços técnicos, de suporte e domínios gerenciais. Conhecimento especial é fornecido para as técnicas de design de cursos, programas internos de treinamento de instrutores, seleção de provedores de serviços e tecnologia digital aplicada à transferência de conhecimento.

Compensação e benefícios

Os principais objetivos subjacentes à política de remuneração do Grupo são fortalecer o comprometimento dos colaboradores, premiar a aquisição de competências e estimular o desempenho individual e coletivo.

  • Política de remuneração

política de remuneração do Grupo é pautada pelos princípios da competitividade nos mercados locais, da equidade na organização e da remuneração diferenciada com base no desempenho para atrair, motivar e auxiliar no crescimento dos colaboradores. Visa assegurar que as entidades do Grupo ofereçam pacotes de remuneração justos e competitivos, proporcionando o uso regular e sistemático de pesquisas de remuneração e orçamentos de aumento salarial a serem definidos de acordo com as tendências do mercado local em cada país em questão.
Esta política é adaptada em todos os países onde a Nexans opera, de acordo com a legislação local (negociação coletiva, aplicação de acordos coletivos de compensação em todo o setor, etc.).

Benefícios a empregados 

Os benefícios a empregados são um componente essencial do sistema de remuneração do Grupo e refletem as diferentes necessidades de seus empregados.
Como os planos de benefícios para funcionários podem variar significativamente de um país para outro devido aos diferentes níveis de benefícios para funcionários e regulamentações fiscais e legais, a Nexans adapta seus programas de benefícios para funcionários para cada país. Todas as políticas de remuneração e benefícios para funcionários estão em conformidade com os regulamentos e acordos locais. Incluem planos de poupança para funcionários, em particular o International Group Savings Plan, lançado em 2001 e disponível em todos os países. 

Participação de funcionários

A Nexans acredita firmemente que a propriedade das ações dos funcionários fornece um meio poderoso de fortalecer o capital financeiro e humano de uma empresa, transformando os acionistas funcionários em parceiros de longo prazo. Desde 2002, a Nexans oferece aos funcionários a oportunidade de comprar ações da empresa a cada dois anos. Este plano de participação acionária para funcionários reflete não só a política do Grupo de incentivar os funcionários, mas também recompensá-los por contribuírem para o seu crescimento a cada dia. Em 31 de dezembro de 2019, os colaboradores do Grupo detêm 4,48% do capital social.

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